>>> Views from the Top <<<

Saturday, July 29, 2006

Só quero Casa, Cama e Comida!!!

Pelo tempo em que levei para escrever outra vez vocês devem ter notado que algo estava se passando. Na verdade foi exaustao total. Nao tanto pelo trabalho mas trabalho unido à viagens. Bela maneira de ficar exausto, diga-se de passagem. Só que faz 3 dias que estou em casa em posiçao fetal, sem conseguir me mexer. Hoje pelo menos pedi delivery de um restaurante libanês e me sentei na frente do computador para escrever.

O final de semana que passei em Paris foi ótimo. Dormi muito pouco pois estava muito calor e dormir a gente dorme em casa, nao em Paris. Visitei o novo museu Quay Branly que me pareceu mais um mercado de artesanato desenhado por Jean Nouvel do que um museu de verdade. Para nao ferir o orgulho de pigmeus, índios aymaras e negros zulus o museu nao se chama Museu de Arte Nao Européia, ou Museu de Artesanato e sim Musée Quay Branly. Para quem gosta de ver coleçao de tambores, atabaques, facas, escudos de couro de crocodilo e tótens polinésios, etc é um achado. Só tem isso!

Voltei a Dubai apenas para trocar de mala e seguir direto para Osaka no Japao. O vôo para lá é todo cheio das frescuras típicas desta companhia aérea. Carrinho de Sushi, potes de chá verde, misoshiro, sakê (quente e frio em potinhos especiais de porcelana Noritake) fora todo o apetrecho de um vôo normal, para os passageiros ‘normais’. Antes do vôo decolar eu já estava com dor nas costas de tanto ficar me curvando e dizendo Arigatô. Imaginem na hora que eu tive que me vestir de gueixa para fazer ikebana para os passageiros ou tocar minha harpa japonesa! Ha ha ha extou exagerando. Apesar de tudo os passageiros elogiaram a maneira com a qual eu servi o chá segurando o búle com as duas maos.

Uma das surpresas de Osaka foi eu me encontrar com a Kaori. Ela é uma amiga japonesa da escola da Suíça. Fazia 7 anos que eu nao a via nem sabia muito bem o que ela estava fazendo da vida. Quinze dias antes do vôo eu recebo um email do além, da Kaori, querendo saber como eu estava, etc e tal. Combinamos de nos encontrar no lobby do Hilton já que ela está sem trabalhar e poderia passar a tarde comigo.

Adoro o Japao pois é um destes lugares no mundo onde me sinto totalmente burro. Fico à mercê da bondade alheia para me guiar para o lugar certo. Por exemplo: pegar o metrô. A máquina que vende bilhetes tem um botao que diz English. Você aperta o botao e a tela fica em inglês só que nao explica tim tim por tim tim como comprar o bilhete, diz apenas: Introduza suficiente dinheiro para o destino desejado conforme o mapa acima. Daí você olha o mapa acima e vê um monte de linhas coloridas se cruzando com tudo em japonês, muitos números, uma confusao danada. O que eu fiz foi colocar 300 ienes por ser o número mais comum naquele monte de escrito. E deu certo. Eu também tinha um mapa do metrô em inglês debaixo da manga. Para entrar no metrô você se junta à massa de gente caminhando nos corredores e vai adiante. Se quiser parar ou trocar de direçao é complicado pois você é apenas parte de um bolo humano num corredor. Atravessar a rua é a mesma coisa. Vai amontoando o povo no cruzamento e quando o sinal fica verde parece aquelas cenas de batalhas do Braveheart, todo mundo tentando passar da massa vindo na direçao oposta!

Pena que só há dois vôos diários daqui para o Japao (Osaka e Nagoya) e sao dois dos vôos mais populares com a tripulaçao. Sendo assim só dá para fazer um por ano!!! Nao vou conseguir ir para o casamento da Kaori em Tóquio no mês que vem!!!

Depois destes 15 dias dentro de avioes entre Istanbul, Seychelles, Paris e Osaka nada mais normal em eu estar neste estado de espírito à la uva passa. Voltei a ter barriga, estou me sentindo gordo, estou mal humorado e matando cachorro à grito. Tenho mais 2 dias para descansar antes de começar um novo mês, com a escala que está publicada abaixo. E durante Agosto nao vou viajar nada mais do que o necessário para o trabalho senao vou tomar overdose de radiaçao cósmica!


look into my eyes!


I woke up at 3 am at the hotel and could not get back to sleep so started taking pictures, well, making faces and having fun! Osaka - Japan (because of the kimono)


Vicente and Kaori in Osaka - Japan

Friday, July 28, 2006

August Roster

01: 02:00 Dubai - New York (aka Garden City flight)
02: 11:30 New York - Dubai
03: arrive in Dubai at 08:00
04: off
05: off
06: 09:30 Dubai - Moscow
07: 18:30 Moscow - Dubai (arrive 23:00)
08: rest
09: off
10: 09:30 Dubai - Moscow
11: 18:30 Moscow - Dubai (arrive 23:00)
12: rest
13: off
14: 09:30 Dubai - Moscow
15: 18:30 Moscow - Dubai (arrive 23:00)
16: rest
17: off
18: off
19: course
20: 08:30 Dubai - New York (aka Manhattan flight)
21: 23:30 New York - Dubai
22: arrive in Dubai 20:00
23: off
24: off
25: 22:30 Dubai - Bombay
26: arrive in Dubai 06:00
27: 17:00 Dubai - Beirut (actually land in Damascus)
28: arrive in Dubai 01:00
29: 16:30 Dubai - Munich
30: 21:00 Munich - Dubai
31: arrive in Dubai 06:30
01: off

Anyone, anywhere to meet me?

Monday, July 24, 2006


the elegance of the Eiffel Tower


this is the entrance of the spanking new musee quay branly in Paris where they show stuff from Asia, Africa, Americas and Oceania.


Alan (from Jundiai, Brazil) and Mike (from Beirut, Lebanon) in the living room. Paris


was forced by Alan to have a pain au chocolat for breakfast in order to comply with Tatiana's desire! Paris


I met up with Linda, from Stockholm, in Marais for a drink!


Edinburgh - Scotland


Edinburgh - Scotland


Narrow streets in the Old Town of Edinburgh


having an ice cream to be the heat wave in Edinburgh, a typical Cadbury Flurry

Friday, July 21, 2006

Skype

Gente, agora tenho Skype. Podem me procurar e me adicionar para as conversas telefonicas baratinhas! E hoje foi o dia em que minhas Havaianas derreteram e se colaram ao asfalto mole de Paris. Estou atras de Varsol para tirar as manchas pretas de piche da minha sola do pe!

Paris > Dubai > Osaka

Estou preocupado! Preocupado com as muitas horas em que tenho passado dentro de cabines de aviao, exposto a radiacao cosmica! Aposto que se tivesse filhos iriam nascer com duas cabecas!

Como falei no post passado, Paris esta suando em bicas. O metro esta impraticavel com todos os odores tipicos de frenceses, somado ao calor (faz 40 graus la embaixo). Vou passar o dia em cinemas para aproveitar o ar condicionado. No entanto o calor traz um clima de Ipanema para a cidade. Ontem depois do jantar fui caminhar com o Alan pelo rio Sena e estava uma festa! O prefeito inventou ha uns anos a Paris Plage. Ele transforma as margens do Sena em praia. Ate parece Copacabana.

Trocando totalmente de assunto, vou contar o porque virei First Class tao rapido! Nao vao achando que usei minhas artimanhas fisicas nao. Entrei num programa de fast track para transformar-me em supervisor de voo. Isso quer dizer que vou trabalhar de volta na Economica mas desta vez como coordenador da muvuca. Entao meu primeiro voo oficial de FG1 me colocaram como co-coordenador, agora no Dubai-Glasgow-Dubai. Nada de caviar muito menos Dom Perignon. Foi chicken and lamb ateh sangrar o peh! Voltei a sentir dores das quais eu havia me esquecido nestes 11 meses na Business!!! Economica eh um pesadelo pois em certos avioes (muitos, como no voo de GLA) sao 385 passageiros!!! Agora nao ha volta atras!

O pior eh que no ultimo voo teve uma hungara que trabalhou do meu lado. Ela era a mais novinha da tripulacao e ficou meio intimidada comigo. Eu nao me importo mesmo. A unica coisa que me irritou nela eh que o cabelo dela era seco igual palha. Cada vez que eu olhava para a cabeca dela eu tinha que tomar um copo de agua pois me dava sede! A noite sonhei que estava dando um caldo nela numa bacia de Neutrox!

Falando em pesadelos, ontem no jornal, li que uma inglesa que trabalhava aqui em Paris foi despedida da firma de advocacia dela por ter um blog semi-erotico, que eh um sucesso por sinal. La petite anglaise foi mandada para a rua mas acabou de assinar um contrato milionario para transformar o blog dela em livro. Aconteceu a mesma coisa com uma call girl de Londres que descrevia a vida de prostituta de luxo num blog, lancou livro e agora vai virar filme! La belle de jour! Jah no dominio masculino tem o taxista de NY que tambem vai virar livro: New York Hack! Sera que um dia o meu blog vira livro tambem?

Pensei que para interessar mais as pessoas eu teria que transforma-lo em algo menos TFP (tradicao-familia-propriedade) para algo com mais picardia! Soh que iria morrer de vergonha em contar detalhes picantes nestas paginas. Imaginem so a minha avo lendo sobre meu encontro marcado pela internet em Adis Abeba!!! Acho que vou fazer um blog paralelo sobre assuntos de tema erotico ja que a vida de comissario de bordo eh bem prolifica no assunto! ha ha ha

Agora do jeito que anda a minha vida nao vai ser preciso de sexo, drogas em rock and roll para te interessar! Com meu corpo sendo jogado de um lado a outro do planeta tal qual bola de pingue pongue vai sempre ter historias para contar.

A ultima eh de um email do alem que chegou a minha caixa postal. A Kaori eh uma amiga japonesa que havia desaparecido depois da formatura na Suica! Ela casou umas tres vezes e sumiu! Na semana passada recebo um email dela dizendo que vai se casar outra vez em Tokyo (todos achavam que ela estava morando em Macau) e que por hora esta morando em Osaka. Nao eh que no mesmo dia eu recebo um pedido de troca de voo? Eu tinha um voo para Johanesburgo e a guria queria me dar o Osaka dela em troca. Aceitei na hora e em seguida escrevi para a Kaori para marcar um encontro no Japao na Quarta-feira da semana que vem!!! Para isso vou ter que me vestir de gueixa para trabalhar na Primeira Classe do voo Dubai-Osaka ja que servimos tudo a la mode japonaise. Cha verde, misoshiro, sushi, ohayo, sayonara!!!

Bem, chega por hoje! Sao 11:15 da manha em Paris e estou comecando a delirar no calor! Vou sair em busca de ar condicionado! Virei um spoilt brat do oriente medio que nao consigo viver sem ar fresco artificial.

By the way, queria agradecer a todos voces meus amigos, por serem todos tao diferentes uns dos outros, tao cheios de historias, tao loucos quanto eu. Acho que por isso somos tao amigos! Que bom!!!

Paris tropical!!!

Cheguei hoje a noite em Paris. Esta impraticavel! Chegou a fazer 37 graus durante a tarde! Agora sao quase 2 da manha, nao consigo dormir de calor pois esta 30 graus la fora!!! Todos os velhinhos vao morrer...

ps: Message to Paola Berny!
Paola, of course I knew it was you who left the message about your wedding date! Of course I remember every single detail about that wonderful day and of course I wanted to call and say Congratulations... Have you checked where I was? I most certainly did not even realise it was the 12th with so much stress I was dealing with... Have also tried calling your mobile two days ago but nobody picks up. You are probably in Europe and I would like to arrange for us to meet! Call me, email me, Skype me!!!

Wednesday, July 19, 2006

Scotland!!!

Scotland is an amazing place!!! Yesterday I spent the afternoon walking around Edinburgh, one of the most beautiful places I have ever seen! Took loads of pictures and will post them when I get the time at home!

Right now I am at a Starbucks in Glasgow. I brought my laptop all the way here to download Skype! Can you imagine??? Since the site is blocked in Dubai I had to carry the laptop's load in my back, find a Starbucks (not that hard), get connected and now I have it! I just hope to be able to use it once back in Dubai!

Glasgow is also quite a nice place! And now there is a heatwave in the whole of the UK! People are stuggling with the temperatures reaching 30ºC!!! But for the UK this is like being in the Brazilian Rainforest!!!

Monday, July 17, 2006

Dubai > Edinburgh (Glasgow) > Dubai > Paris

Another marathon from tomorrow. Wake up at 04:30 am to get ready for the 05:30 am pick up and 07:50 am departure to Glasgow. Plans are to arrive in Glasgow and head by train straight to Edinburgh. I am really excited as this is my first time in Scotland!!!

Once back in Dubai on Thursday at 00:40 am I come home, sleep, wake up and head to the airport to take the 15:00 hrs flight to Paris with Rodrigo. He is going to Rio de Janeiro on holidays and I will stay in Paris for the weekend. Need to go to the movies and visit the new Musée du Quay de Branly in Paris. Will stay with Alan and will definetly eat moqueca this time at a nice Brazilian restaurant!

Back to Dubai on Monday morning, July 24th, to get some rest and head to Johannesburg in the evening!!! In case I dont write much in the next few days it is because I will be busy 'unterwegs' (this is one of my favourite German words, which means 'under way, between places, not here, not there').

Sunday, July 16, 2006

Istambul > Dubai > Seychelles > Dubai

Estou impressionado com a minha memória afinal as duas pegadinhas deixadas nos comentários foram decifradas! Achei que minha memória estivesse esgotada mas nao, ainda há alguns megabytes. No dia 12/07/1996 eu estava na Guatemala pois o Patrick e a Paola se casavam. Estava acabando meu estágio na Disney, Orlando. Já há 17 anos no dia 14 de Julho, foi a comemoraçao dos 200 anos da queda da bastilha e por mais que eu tivesse certeza que neste dia eu estaria em Paris, eu estava na verdade em Bariloche, Argentina! E agora nao vou contar o que é que eu fiz com quem deixou o comentário! Isto é privado!!!

Agora voltemos aos assuntos do dia. Istanbul foi rápido demais mas valeu a pena. Cheguei na cidade sob um por do sol lindo e fui direto encontrar-me com a Gülnur em um restaurante da moda em um hotel novo. A Gülnur é uma amiga minha de anos. Éramos pen friends, numa época em que ainda se escreviam cartas e eu ficava 20 dias ou mais esperando resposta. Nossa primeira correspondência foi em 1987. Nos conhecemos ao vivo em 1994 em Stuttgart e depois nos encontramos em diversos lugares. Hoje em dia ela trabalha para a Turkish Airlines em Istanbul e eu havia prometido que iria visitá-la para um jantar desde que cheguei a Dubai. Agora deu certo.

Istanbul está bombando! Há uma nova onda de lojas, galerias, designers, restaurantes e hotéis super descolados na cidade. Sem contar um panorama milenar de mesquitas e palácios que foram construidos desde a época dos romanos! É uma das cidades mais mágicas do planeta e sem dúvida uma das mais exóticas da Europa. Fomos jantar em um restaurante na cobertura de um hotel boutique com uma vista magnífica. DJ apaixonada pelo Brasil, colocou todas as melhores músicas de bossa-jazz que eu já escutei. Só que tudo começou a ficar turvo depois do meu 2º gin-tônica. Havia me esquecido que minha amiga toma meio cálice de vinho e fica louca! E foi exatamente o que aconteceu. Houve uma hora em que ela me mostrou a teta esquerda (imitando a Samantha do Sex and the City), enquanto comentávamos sobre os peitos fartos de uma comensal vizinha. Eu quase morri de vergonha e rezava para que ninguém entendesse inglês e conseguisse decifrar tudo o que ela estava me contando sobre o seu novo caso na internet! Olha que eu sou aberto e adoro falar bobagem mas ela me surplantou! Entao ela cismou que tínhamos que ir dançar em alguma boate e puxou papo com o garçom, para perguntar aonda deveríamos ir. O garçom recomendou um lugar novo que, nas palavras de minha avó, é a nova coqueluche da cidade! E para lá fomos. Detalhe que ela caiu no chao do elevador e quando a porta abriu no lobby do hotel eu ainda estava tentando levantá-la!

O garçom veio junto. Era o final do turno dele e ele falou que todos os garçons da boate nova eram seus amigos e a gente entraria na faixa. Eu queria fazer qualquer coisa menos ir para uma boate pois estava morto de cansado e estava com a minha mochila (documentos, dinheiro, máquina fotográfica, cueca, escova de dentes...). Mas fomos. E o lugar era bem bacana só que para uma clientela meio no final da meia idade. Era uma pista de dança a céu aberto com uns abajures gigantes. Bem bacana. O novo amigo da minha amiga, o garçom, nos trouxe 3 vodka red bulls e ficamos de ‘papo’ na mesinha. Ele nao falava inglês, eu nao estava com a mínima vontade de conversar e a Gülnur estava possuída! A música era animada mas tudo coisa turca. Entao entendi como meus amigos que nao gostam da Ivete Sangalo se sentem cada vez que eu coloco o CD dela Ao Vivo em Salvador e quero que todo mundo saia dançando em trenzinho! Eu queria mandar aquela música para o inferno! O pior é que bebi um pouco do Red Bull sabendo que minha cabeça nao iria desligar!

Quando finalmente convenci-os de irmos embora pegamos um taxi para a zona de Nisantansi, os Jardins de Istanbul, do lado da boate. O garçom falou que morava perto e foi junto. Paramos na frente da casa da Gülnur e ele saiu do taxi junto conosco. Eu nao entendi direito mas como nao estava me interando da conversa me fingi de Joao-Sem-Braço. Fui caminhando para a porta e a Gülnur me falou que ele estava nos seguindo e ela queria que ele fosse embora. Entao eu meio que fiz o macho e nao deixei ele entrar no prédio, subimos para o apto e ela abriu a janela e começou a trocar de roupa na varanda, provocando o cara! Uma cena digna de filme de Almodóvar, com flores de plástico e tudo mais. E nao é que o cara ficou quase 1 hora e meia esperando lá embaixo ao ponto que ela queria chamar a polícia? E eu nao consegui dormir apesar do cansaço devido ao Red Bull.

No dia seguinte passei a tarde caminhando pela cidade. Fui visitar o novo Museu Istanbul Modern, caminhei pela zona antiga e fui embora. Cheguei em casa às 2 da manha e às 7 estava acordado para o vôo às Seychelles. Quando eram 4 da tarde eu estava jogado na areia da praia do hotel sem ter energia para nadar, comer, escutar música ou ler. Dormi 10 horas seguidas. Hoje cedo acordei às 5, às 6 estava na van para o aeroporto e às 12:30 já havia pousado em Dubai.

Agora ao drama no Líbano. Nao dá para acreditar no que está acontecendo. Desde 1982 que nao havia tanta destruiçao em Beirute. E os israelenses estao bombardeando o país que está cheio de turistas. A Emirates nao está voando para lá mas estamos fazendo vários vôos extras para Damasco para resgatar o povo que conseguiu cruzar a fronteira. E há todos os familiares dos meus colegas libaneses, que estao em casa, com medo. Hoje havia uma TV sem som, com imagens de carros destruídos, vidro quebrado, sangue e fiquei com muita pena do Líbano. De repente apareceu o Lula na tela e me dei conta que era uma reportagem sobre Sao Paulo! Fiquei ainda mais triste, muito muito triste!


No final do treinamento no Emirates Training College - Dubai


Turquia


Vicente e G�lnur - Istambul


Vicente e G�lnur no elevador do restaurante! Istambul


Grande Mesquita de Istambul!


Seychelles. O aeroporto � literalmente na praia!


esta vida superficial e sup�rfula de comiss�rios! Aeroporto de Seychelles


depois de meia volta pelo oriente, descanso na cama do hotel sem nem tirar o uniforme! Seychelles ontem a tarde


a praia do hotel em Seychelles ontem a tarde!

Wednesday, July 12, 2006

A caminho de Constantinopla

Passei na prova para a Primeira Classe nao sem um dramazinho! Como durante a semana toda eu demonstrei minhas habilidades com os garfos, pratos, vinhos e descriçoes do cardápio as treinadoras me colocaram na galley (cozinha) durante a prova. É a pior posiçao pois requer uma organizaçao afinal sou eu quem esquenta a comida, prepara os carrinhos, organisa tudo sujo que volta da cabine, etc. E todos tiram vantagem me deixando louco:
-cadê o gelo?
-a sopa nao está quente!
-que tipos de pao sao estes?
-onde estao as colheres?
-de quem é a vez de entrar na cabine?
SO-COR-RO!!!! Teve uma hora que eu tive vontade de sair correndo e ir me trancar no banheiro de tanta a frustraçao! Cheguei em casa exausto! Nao conseguia nem abrir a porta do quarto! Tadinho de mim!!!

Mas a partir de hoje sou o que chamamos aqui na Emirates 'an FG1 bitch'. Como nao tem ninguém acima de nós, afinal ainda nao inventaram a classe Burj Al Arab nos achamos o suco da goiaba! Olhamos para os novinhos da classe econômica com desdém (ha ha ha) e os da business class como aspirantes! Quem lava as maos com Dom Pérignon somos nós, os FG1 bitches!

Hoje foi também o dia de ligar para os meus pais a cada duas horas. Primeiro para dizer que eu nao estava em Bombaim quando as bombas explodiram nos trens. Depois para avisar que eu nao estaria perto das fronteiras do Líbano, agora que o exército israelense resolveu invadir o país! Viver por aqui nao é fácil. E com este trabalho de comissário internacional quando dá tsunami na Indonésia, nevasca em Nova York, enchente na Alemanha, tenho que ligar para casa para dizer aonde estou senao meus pais têm uma síncope!

Agora vou dormir afinal amanha tenho um encontro marcado em Constantinopla! Chamar Istanbul de Constantinopla é coisa de FG1 bitch! Quem sabe daqui a alguns meses eu chego a virar supervisor de bordo daí passo a chamá-la de Bizâncio!!!

Monday, July 10, 2006

Amanha de manha, vou fazer um café pra nós dois (antes fosse tao simples)

Antes de qualquer assunto, quero confessar para todos que eu odeio escrever posts em inglês. Acontece que tenho vários amigos nao lusófonos que implicam com a massiva quantidade de relatos em português e pedem, insistem, suplicam por alguns em inglês. Eu gosto de satisfazer a gregos e troianos por isso fica tudo meio meléca! O último post sobre Calcutá teria sido muito divertido em nossa língua mas bem, o que passou, passou.

Hoje posso me descrever minha vida como ‘Comissário a Beira de um Ataque de Nervos’. Amanha tenho meu último dia de treinamento para trabalhar na Primeira Classe e terei que passar por uma prova prática de no mínimo 3 horas. Isso que faz 1 semana que tenho que acordar cedo, pegar o ônibus cheio de novatos, estudar, fazer liçao de casa, testes, estresse, etc. Parece que voltei ao colégio. Mas no fundo é divertido. Só a prova de amanha que nao é e daqui a pouco eu conto o porque!

Só que tudo tem um presente no final e tudo correndo bem na Quarta eu tenho minha formatura (receberei meu diploma de número 28 – precisarei de muitas paredes no meu consultório para todos os diplomas emoldurados), na Quinta jantarei a beira do Bósforo com a minha amiga turca Gülnur (para quem nao sabe o Bósforo fica em Istanbul), no Sábado jantarei a beira do Oceâno Índico, numa praia dos Seychelles, na Terça seguinte almoço em Edinburgo, Escócia e passarei o final de semana do dia 21 em Paris. Depois disso resolvi que ir embora daqui tao cedo só se eu for um sado-masoquista.

Entao amanha tem a tal prova. É fazer um teatrinho de como fazemos o serviço de almoço ou jantar na Primeira Classe. Eu achava que a Executiva era nababesca, bem, a primeira é pedante! Sao carrinhos e mais carrinhos de comida com descriçoes detalhadas de ingredientes, sugestoes de vinhos (temos um total de 16 vinhos na Primeira), sobremesa, toalhas quentes, café árabe, etc etc etc...

Antes do aviao levantar vôo a gente oferece Dom Pérignon 1998 vintage, suco de laranja fresco e um coquetel de frutas do mês (neste mês é suco de laranja, cenoura e iogurte). Em seguida oferecemos café árabe em uma daquelas chaleiras douradas do Aladim e em copinhos estilo chá japonês. Nao podemos esquecer dos 1500 logotipos, que têm que estar sempre voltados para o passageiro. Junto com o café árabe oferecemos tâmaras numa caixa de mogno! E antes do aviao levantar damos toalhas quentes perfumadas.

Assim que o sinal de apertar os cintos apaga, uns 15 minutos depois da decolagem, vamos para a cabine tomar as comandas de bebida. Oferecemos coquetéis, vinhos, champagne, etc etc etc e enquanto um prepara as bebidas o outro vai oferecer os cardápios e a lista de vinhos. Quando todos estao bebendo algo vamos para a cabine com pratinhos e garfinhos para os canapés quentes (bolinho de atum, espetinho de vegetais com tofu, quibe e rolinhos primavera). Bom apetite Mr Mabrook al Farook!

Ao terminar os canapés arrumamos as mesinhas individualmente como se fosse para um jantar no castelo de Windsor (prato de pao, manteiga, moedor de sal e pimenta, orquídea, copos de vinhos, talheres e guardanapo). Servimos o vinho desejado e nos preparamos para a entrada triunfal do primeiro carrinho.

Quando eu falo carrinho nao imaginem um daqueles carrinhos cheios de bandejas prontas dentro. É mais uma mesinha comprida do que um carrinho.

1º carrinho: Entradas

Caviar do Iran, vodka russa, acompanhamentos para o caviar (inclusive blinis e torradas Melba), uma entrada ocidental (peito de frango defumado com salada de batatas e mostarda em grao com molho de manga acompanhado de creme fresco) e uma seleçao de entradas libanesas (fatush, gergelim, tabúle, charutinhos de parreira e outra coisa que nao sei o que é, só sei falar em árabe de tanto repetir – bamia bil zeit). Imaginem ter que descrever tudo isso 12 vezes para todos os passageiros!!!

2º carrinho: Sopa e Salada

Sopa de lentilhas com croûtons e/ou salada verde acompanhada de azeitonas Kalamata, tomates cereja, pepinos, cenouras, repolho roxo, shiitake e parmesao. Agora nao pensem que a salada está pronta em pratinhos e a sopa também. Que nada!!! Entramos com uma sopeira de prata, concha de prata, pratinhos de sopa quentes de cerâmica Noritake (japonesa), a salada em uma saladeira de vidro com cada acompanhamento em um pratinho. E quase ia me esquecendo dos molhos de salada (vinagrete de iogurte ou Ceasar) também em recipientes de prata. Très chic!!!

3º carrinho: Prato principal

Este é o carrinho mais simples pois tem apenas duas bandejas grandes com os pratos principais em fracalanzas direto do forno e pratos fervendo (perdi todas as minhas impressoes digitais durante as práticas). E nao é nada pronto no prato. O passageiro escolhe qual carne e quais acompanhamentos quer, e quanto! Filé mignon com molho de champignons, caneloni de espinafre, peixe com molho de açafrao ou frango machbous (típico daqui). Acompanhamentos sao: arroz com dill, couve-flor, batatas Duchesse, vagem e ervilhas. Como ficaria muito simples colocar apenas isto no carrinho eles inventaram de pôr também mostarda inglesa, francesa e molho de ervas!!! Me poupe!!!

4º carrinho: Sobremesas, Queijos e Frutas!!!

Acreditem se quiser!!! Para os passageiros que ainda têm espaço no estômago ou que nao sucumbiram em coma alcóolico ou indigestao (nao servimos Coscarque nem Eparema infelizmente, talvez o façam nos vôos para o Galeao) entramos com este carrinho que é o mais cheio de coisas. Sobremesa quente (torta de maça com creme), sobremesa fria (mousse de chocolate com molho de framboesa), seleçao de frutas (mamao, manga, kiwi, laranja, melao, uvas e pêssego) e uma tábua de queijos (feta, Gruyère, Stilton, Camembert, Brie e Chèvre). Vinho do Porto e torradas vao no andar de baixo do carrinho. Detalhe que este carrinho passa pela cabine duas vezes, caso alguém queira repetir.

Intervalo!!! Antes do 5º carrinho há uma segunda mao de café árabe para ajudar na digestao. Agora como que um líquido que é mistura de pó de café, açafrao, água de rosas e cardamomo moído vai ajudar a digerir tudo aquilo dos carrinhos eu nao sei.

5º carrinho: Bebidas Quentes e Licores

Finalmente o carrinho do café, chá, chocolates Godiva e licores. Detalhes que para servir chá com leite temos que colcar antes o leite. Para servir café com leite servimos antes o café. Oferecemos também Capuccino, chocolate quente, chá de camomila, chá verde e Ovomaltine!!!

Limpamos o que sobra na cabine, oferecemos toalhas quentes perfumadas e vamos para a segunda tarefa que é ficar monitorando os banheiros!!! Gente esqueci de falar que para fazer tudo isso somos apenas 2 pessoas!!! Serei promovido a Superman! Falando sério, amanha vou ter um colapso pois nao é só servir. Temos que preparar os carrinhos com tudo em sua posiçao correta, com os talheres de servir do tamanho certo. Temos que usar as descriçoes exatas, colocar as comidas nos lugares pré-programados dos pratos, garantir que o caviar entra na cabine bem gelado, que os pratinhos de sopa estejam quentes, que a comida nao queime no forno, que o uniforme nao suje, que a cara nao fique suada, que mantenhamos a compostura e a nossa finesse... Quem quer ser comissário de bordo???

Sunday, July 09, 2006

Kolkata - the layover

Salt Lake City. This is where the Hyatt Kolkata is situated. No, not in Utah, USA but in West Bengal, India. God knows why that place is called Salt Lake City as I could see no lake, let even a salty one. It was actually a typical nightmarish Indian suburb with all the typical poor people, rickshaws, cows and sewage lying about. Only the hotel stood as a mausoleum in the middle of the mayhem. By the way Calcutta is now called Kolkata. As Bombay is Mumbai, Madras is now Chennai and Trivandrum is (get some breath) Thiruvananthapuram!!! Understand India? No?! Me neither!!!

However I have a love and hate relationship with that crazy country. When you are far from there you dream in being there. Once you reach any Indian airport you pray for the day when you will catch the plane out of there!!! The food is amazing but it almost always gives you (what better word to put) Delhi Belly, which means, diarrhoea!!! Powerful ones indeed! And so on…

After landing in Kolkata and getting to the mausoleum hotel (Hyatt) I quickly got ready to explore the city! With my Lonely Planet guide in hand I noticed that there should be a metro station nearby. A taxi to the city should cost 100 Rupees, therefore to the metro station should be much less. Got outside the hotel and asked the first cab I saw:

Me) Speak English?
Cab) Me, English.
Me) How much to city centre?
Cab) –he lifted two fingers, meaning 2, 20, 200 or 2000-
Me) Twenty?
Cab) Too hundre
Me) Too much! How much Dum Dum metro?
Cab) –he did not move- and I started walking away – he immediately turned on the engine and started following me and said: Metro?
Me) Yes, Dum Dum metro.
Cab) yahooga lflaflahg hagahglah (some bengali I did not understand) metro too hundre.
Me) No thank you. Too much. – and he still followed me
Cab) Ok. Come Come. Dum Dum I put on metre (taxímetro)
Me) Ok, Dum Dum with metre!

And off we went to some scary place that did not look like anywhere like nearby the hotel. After 12 minutes driving away I told him to stop, got off the cab and paid the fare: 100 Rupees. Great! I was lost in a Kolkata suburb and had already spent 100 Rupees. So I started walking trying to look confident and got into a shop to ask where the metro station was.

Me) Hello! Speak English?
Shop) Yes, English little.
Me) Where Dum Dum Metro?
Shop) Outside, left, hhgaskh hgals hwowue mgalala (more Bengali).
Me) Good.
Shop) laflrere larelrelww llaflas falslg.
Me) Thank you. And just started walking and decided it was too much hassle to try to find the metro. Took a cab who could speak English all the way to the city centre. 200 Rupees. Total 300 Rupees and 45 minutes to get to a place I could have gotten in 15 minutes, paying 100 Rupees. I love India!!!

Anyway, there is not much to see in terms of sights in Kolkata. There is only a palace called Victoria Memorial, build by the Brits and served as the Buckingham Palace of the British Empire in India (Calcutta being the capital until 1912, when it moved to Delhi). There is also an impressive bridge over a muddy river, also built by the Brits. Basically the Brits built the whole city and left to New Delhi in 1912. Nothing was built there afterwards, not even repaired.

I walked for 7 hours under a tropical heat. Got lost many times, bought Bollywood movies, had mango lassi, drinks at the Oberoi hotel, took the metro, made my way through a massive slum, crossed the immense bridge on foot, got told off by the police because I took pictures of the bridge, got a boat thinking it was going across the river and it actually took me upriver for 25 minutes. When I got off the boat I had no idea where I was and started walking looking for a cab to go back to the hotel. First there were no cabs, second there were no cabs who could understand me. Not even Hyatt Kolkata, please. They thought I wanted to eat because many small restaurants in the city are called hotel whatever (Hotel Masala, Hotel Biryani Palace, Hotel Tikka World, etc). When I finally made it back to the hotel I was so happy to be staying in the beautiful 5 star comfort, with my king size bed, flat satellite TV, air conditioning and room service.

What was most impressive of the whole Calcutta experience is that I was wearing a watch, carrying a camera and a bag and looked obviously like a rich tourist. However at no moment I felt threatened, scared or in danger. Were it Africa or Latin America I would have already been chopped in pieces, my belongings sold in the black market and my body parts exported illegally to Europe!!!


View from the taxi window - Kolkata - India


Impressive Howrah Bridge - Kolkata - India


Another typical Indian street


Hindu Gods


Any street in West Bengal - India


Street Food - India


Victoria Memorial - Kolkata - India

Monday, July 03, 2006

Oh, Calcutá!

Quando eu era pequeno havia uma peça-musical em Sao Paulo (acho que até foi para Curitiba) que se chamava Oh, Calcutá! O que mais me impressionou e por isso lembro até hoje mesmo sem ter ido assisti-la é que o cartaz era um monte de gente pelada num trenzinho da alegria.

Lembrei de tudo isso porque na Quarta vou para o mais novo destino da Emirates; Calcutá, em Bengal Oriental, Índia! E é o único lugar na Índia onde ficamos por 24 horas. Estou super excitado pois um dia na Índia é sempre exótico, ainda mais numa cidade que ainda nao conheço. Apesar de estar chovendo aos cântaros por lá devido às monçoes e ser uma das cidades mais caóticas, pobres e sujas da Terra vou explorar o máximo que der. Espero nao voltar com salmonéla.

Sunday, July 02, 2006

A Foca e Portugal

Gente, minha vida está um pouco surreal. O Brasil perdeu o jogo e eu perdi a voz. Ontem fui assistir ao jogo no World Trade Centre aqui de Dubai. Eu e o Felipe pegamos um taxi, os dois de verde e amarelo e bandeiras voando dando risada pela derrota da Inglaterra e jurando que a final seria Brasil e Portugal. Liguei para o António, amigo português que mora em Cabo Verde, para dar os parabéns e ele me falou que casou com uma crioula, ou algo parecido. Nao entendi direito.

Bem, chegamos no WTC e estava uma muvuca geral, fila enorme para comprar ingressos, gente se amontoando para entrar no centro de convençoes, etc. Fomos subindo umas escadas e demos de cara com um povo brasileiro da Emirates e em 10 segundos veio uma mulher colocar fitinhas VIP nos nossos pulsos e 1 minuto depois estávamos na ala VIP da festa, pelo simples fato de sermos brasileiros.

Nos juntamos com mais outros e começou o show, digno de 'los macaquitos de brasil' como diriam os argentinos. Pulamos, gritamos, cantamos, até tocou Ivete Sangalo e Araqueto. Claro que a TV de Dubai veio nos filmar e claro que nós demos um show de rebolado, bundas na tela, cocares, atabaques, etc. Tudo muito exótico, puro clichê tupiniquim.

O resultado todo mundo já sabe, nao preciso repetir. Saímos chorando, de cabeça baixa e levando desaforo da francesada. Me deu uma raiva pois nenhum deles era françês de verdade. Tudo árabe fajuto vira-casaca! Daí começei a falar (ou melhor, gritar) que França tinha que jogar muito futebol para bater o Brasil afinal somos PENTA! Lembremos bem, somos PENTA! E que queria ver eles todos vestidos de Asterix je ne sais pas quoi na fila do consulado francês pedindo visto e levando um NON bem grande na cara!!! Que ódio...

O jogo acabou aqui super tarde e com fome fomos comer num libanês aqui do lado em puro clima 'Coraçao de Estudante', música oficial do enterro do Tancredo. Do nada começamos a fazer piadinhas do povo que estava comendo lá, bem coisa de brasileiro no exterior. Vim para casa com câimbras de tanto rir e dormi às 3 e meia da manha sendo que às 6 tinha que ir trabalhar.¨

Vôo lotado. Cabine sauna. Depois da decolagem o aviao começa a cheirar mal. Muito mal. Cheiro de peixe velho, cheiro do mercado de peixe antigo de Guaratuba. Ligamos para o comandante para saber se ele tinha noçao do que poderia estar causando aquela caatinga e a resposta foi a seguinte: ah, claro, é que estamos levando a foca do Michael Jackson de volta para Bahrain. Ou seja, no compartimento de cargo do aviao havia uma foca num tanque e esta foca e este tanque sao do Michael Jackson! Será que isso acontece no mundo real???

Agora preciso dormir seriamente afinal o vôo que era de 50 minutos de ida com mais 50 de volta se transformou em um atraso em Dubai de 1 hora, atraso em Bahrain de mais 20 minutos e quando chegamos em Dubai nos mandaram para o fim do mundo e levou 45 minutos para vir o caminhao das cadeiras de roda para toda a indianada aleijada! Este trabalho é o ÓH!!! :-)

Esqueci de falar que com esta combinaçao de esperança por Portugal e cheiro de foca eu jantei sardinhas!