Hoje li no jornal que bloquearam mais blogs aqui nos EAU! Está havendo um crackdown em vários blogs que falam mal de Dubai, isto porque sao populares! Teve também o caso de 3 alunos de mestrado de uma universidade daqui que foram expulsos por ter blogs que falavam sobre a vida no campus! Será que estou em perigo? Espero que nao haja ninguém que saiba ler em português lá no departamento de censura! Ainda mais que tenho fotos de uniforme e tudo mais. Era só o que me faltava agora, ter medo de escrever no blog!
Também saiu um estudo do Banco Mundial sobre as economias mais competitivas do mundo e os EAU ficaram bem abaixo do esperado. Falaram que o tal estudo era um sacrilégio, que onde já se viu um país moderno como este ficar atrás da Namíbia e do Botswana? Daí começamos a ver que muitos sites sao bloqueados, todas as maneiras de transmitir voz via internet também. As pessoas nao tem a mínima segurança no emprego, as leis mudam comforme satisfaçam aos amigos dos que mandam, quem tem casa alugada pode ser despejado em menos de uma semana se nao pagarem o aluguel desejado (aumentos de 50% sao comuns), mulheres que engravidam solteiras sao presas ou deportadas, para abrir um negócio é preciso um sócio local (nacional do país, que nao trabalha, só assina os papéis), etc etc etc... mas acho que estou falando demais e colocando minha cabeça em risco!
Falemos de assuntos mais amenos. Voltei ontem à noite de Tripoli na Líbia. Fiquei 3 dias de molho na piscina do hotel. Fui também visitar umas ruínas romanas em Leptis Magna. Este vôo é um dos pouquíssimos em que ficamos mais do que 24 horas no destino. Mas como tudo o que é bom dura pouco, vai acabar a partir do mês que vem, quando o vôo vai seguir para Túnis e ficaremos na Tunísia, já que a Líbia custa o olho da cara para a empresa.
A Líbia é como se fosse a fazenda particular do Kadafi. Ele inventou uma tal de revoluçao árabe socialista há 37 anos entao hoje ao invés de existirem muitos pobres e alguns ricos, todos sao pobres juntos, fora os amigos próximos do Kadafi, que claro, dividem o dinheiro do petróleo entre si. Acontece que por mais pobre e fechado que seja o país, pelo menos as pessoas parecem contentes e é seguro caminhar pelas ruas. Mais do que em Casablanca ou Cairo. E o povo também é ainda inocente, cobrando dos turistas o mesmo preço que cobram dos locais. Seria uma versao cubana no norte da África.
Volto para lá na Quarta.
No mais a vida anda meio enjoadinha. Preciso de mudanças, novos ares, de dar uma chacoalhada em mim mesmo! Veremos...