>>> Views from the Top <<<

Friday, April 21, 2006

Histórias da Arca de Noé

Fui ao Iêmen para descobrir que falo árabe!!! O pouquíssimo que aprendi aqui nestes 2 anos e meio me serviram para visitar Sanaa, comer, pechinchar hotel e taxi!!! Deve soar meio língua de índio para os árabes mas pelo menos me entendem. Acho que vou colocar no meu currículo, junto com catalao e sueco.

Adorei Sanaa. Mas foram duas alegrias: chegar e ir embora! No dia de ida parei em Áden e me pareceu um lugar interessante para visitar, com uma praia imensa e um vulcao extinto. E fica bem pertinho do Djibouti, no chifre da África. Isto tudo de dentro do aviao. Quando cheguei em Sanaa já estava escuro, troquei dinheiro e falei para o taxista: fi fundouk arabia felix. E lá fui eu para o hotel do guia, no meio da cidade velha de Sanaa, patrimonio histórico da humanidade. O hotel estava lotado de turistas franceses, alemaes e holandeses. Me senti seguro, já que a única coisa que havia escutado sobre o Iêmen era que havia muito seqüestro de ocidentais. O hotel era um prato cheio! Daria para alimentar todo o país com o total do resgate que as embaixadas pagariam! Estava cansado e fui dormir.

5 da manha e acordo com a gritaria das mesquitas! Nunca foi tao alto. Bateu até o recorde da mesquita aqui na frente de casa numa sexta-feira! Entao começei o meu dia a vagar pelas ruas da cidade. É interessante mas pobre demais, suja demais e depois de 2 horas de caminhada já podia pegar o aviao de volta para Dubai. No final da manha começou a chover, deu blecaute na cidade e fui para o meu quarto de hotel. Aproveitei que nao tinha nada para fazer (nunca viajarei mais sem meu iPod) e fui ler a história do país no meu guia.

Descobri que o Noé era iemenita! Ele construiu a arca em Áden. E Sanaa foi fundada pelo filho dele. Nao sei se antes ou depois do dilúvio. Também li que o país fazia parte do reino de Sabá, da famosa rainha de Sabá. Esta mulher africana foi até Israel e o rei Salomao se apaixonou por ela. Tiveram um filho juntos. Todos os decendentes deste filho, que povoavam a zona da Etiópia e Iêmen eram, por tabela, judeus. Entao quando houve a guerra civil no Iêmen (depois da independência da Inglaterra, havia 2 Iêmens, o do sul, comunista, e o do norte, capitalista) o estado de Israel evacuou todos os judeus da área para perto de Jerusalém. Fizeram o mesmo com os etíopes durante a grande fome (e agora muitos os etíopes que foram para Israel sonham em emigrar para a Jamaica. Coisas de Rastafari).

Acabei ficando o dia todo lendo e comendo hoummos. Dormi e agora estou em Dubai, pronto para ir à academia! O resto das histórias minhas em Sanaa eu conto na próxima vez que a gente jantar juntos, ok?

5 Comments:

  • Querido primo, somente vc não sabia que já se virava no árabe....rs.
    Beijos

    By Anonymous Anonymous, at 21 April, 2006  

  • This comment has been removed by a blog administrator.

    By Blogger Alan, at 22 April, 2006  

  • Wa emta nahna rah natasha sawa?

    By Blogger Alan, at 22 April, 2006  

  • Vi ,voce e minha conection a culture,fora finding nimo e star wars que bon ter noticias do seu dia dia,nao existe ninguen mais interessante que voce love Ale

    By Anonymous Anonymous, at 23 April, 2006  

  • Valeu pela aulinha de história...fiquei morrendo de inveja que conheceu o Iêmen antes de mim...hehehe...beijão, Raul

    By Anonymous Anonymous, at 24 April, 2006  

Post a Comment

<< Home