Histórias da Arca de Noé
Fui ao Iêmen para descobrir que falo árabe!!! O pouquíssimo que aprendi aqui nestes 2 anos e meio me serviram para visitar Sanaa, comer, pechinchar hotel e taxi!!! Deve soar meio língua de índio para os árabes mas pelo menos me entendem. Acho que vou colocar no meu currículo, junto com catalao e sueco.
Adorei Sanaa. Mas foram duas alegrias: chegar e ir embora! No dia de ida parei em Áden e me pareceu um lugar interessante para visitar, com uma praia imensa e um vulcao extinto. E fica bem pertinho do Djibouti, no chifre da África. Isto tudo de dentro do aviao. Quando cheguei em Sanaa já estava escuro, troquei dinheiro e falei para o taxista: fi fundouk arabia felix. E lá fui eu para o hotel do guia, no meio da cidade velha de Sanaa, patrimonio histórico da humanidade. O hotel estava lotado de turistas franceses, alemaes e holandeses. Me senti seguro, já que a única coisa que havia escutado sobre o Iêmen era que havia muito seqüestro de ocidentais. O hotel era um prato cheio! Daria para alimentar todo o país com o total do resgate que as embaixadas pagariam! Estava cansado e fui dormir.
5 da manha e acordo com a gritaria das mesquitas! Nunca foi tao alto. Bateu até o recorde da mesquita aqui na frente de casa numa sexta-feira! Entao começei o meu dia a vagar pelas ruas da cidade. É interessante mas pobre demais, suja demais e depois de 2 horas de caminhada já podia pegar o aviao de volta para Dubai. No final da manha começou a chover, deu blecaute na cidade e fui para o meu quarto de hotel. Aproveitei que nao tinha nada para fazer (nunca viajarei mais sem meu iPod) e fui ler a história do país no meu guia.
Descobri que o Noé era iemenita! Ele construiu a arca em Áden. E Sanaa foi fundada pelo filho dele. Nao sei se antes ou depois do dilúvio. Também li que o país fazia parte do reino de Sabá, da famosa rainha de Sabá. Esta mulher africana foi até Israel e o rei Salomao se apaixonou por ela. Tiveram um filho juntos. Todos os decendentes deste filho, que povoavam a zona da Etiópia e Iêmen eram, por tabela, judeus. Entao quando houve a guerra civil no Iêmen (depois da independência da Inglaterra, havia 2 Iêmens, o do sul, comunista, e o do norte, capitalista) o estado de Israel evacuou todos os judeus da área para perto de Jerusalém. Fizeram o mesmo com os etíopes durante a grande fome (e agora muitos os etíopes que foram para Israel sonham em emigrar para a Jamaica. Coisas de Rastafari).
Acabei ficando o dia todo lendo e comendo hoummos. Dormi e agora estou em Dubai, pronto para ir à academia! O resto das histórias minhas em Sanaa eu conto na próxima vez que a gente jantar juntos, ok?
5 Comments:
Querido primo, somente vc não sabia que já se virava no árabe....rs.
Beijos
Cá
By Anonymous, at 21 April, 2006
This comment has been removed by a blog administrator.
By Alan, at 22 April, 2006
Wa emta nahna rah natasha sawa?
By Alan, at 22 April, 2006
Vi ,voce e minha conection a culture,fora finding nimo e star wars que bon ter noticias do seu dia dia,nao existe ninguen mais interessante que voce love Ale
By Anonymous, at 23 April, 2006
Valeu pela aulinha de história...fiquei morrendo de inveja que conheceu o Iêmen antes de mim...hehehe...beijão, Raul
By Anonymous, at 24 April, 2006
Post a Comment
<< Home