Já faz tempo que nao escrevo contando melhor as novidades do que se passa por aqui. Morreram o Sheik Zayed e o Yasser Arafat e o Ramadan está quase no final. Termina amanha e entao seguem dois dias de Eid el Fatr para celebrar o final do jejum!!! Já o luto pela morte do Sheik vai durar mais uns 30 dias. Espero agüentar firme o blá blá blá noturno da mesquita aqui do lado de casa. Talvez tenha até que comprar earplugs mais resistentes!!!
Alguém assistiu àquele filme hediondo chamado Outono em Nova York, com a clepto-Winnona Ryder e o Richard Gere? Eu nao assisti inteiro pois estava em algum vôo e começou a sair melado da tela de tao água com açúcar que é o filme. Mas a referência é ao nome da película já que meus dias em Nova York foram marcados pelas folhas amarelas e vermelhas do Central Park.
Claro que NY continua sendo o máximo. Há mais coisas interessantes acontecendo em Manhattan do que em todo o mundo oriental, entre Istanbul e Xangai. E ainda mais nos dias de Halloween onde os funcionários das lojas, os pedestres normais (no Soho e Meatpacking District not in the Upper East Side) e até mesmo alguns taxistas estavam fantasiados de múmia, Bob Esponja, bruxas, Frankenstein, Pantera Cor de Rosa ou qualquer coisa que nao fosse cotidiano. Só nao vi fantasias de Bin Laden nem de árabes...
O Central Park estava maravilhoso, com todas as árvores coloridas e a pista de patinaçao no gelo já instalada. Levei Mr and Mrs Frare para dar voltas pelos bosques para deixá-los um pouco longe das lojas.
De volta a Dubai tive dois vôos ‘mergulho-no-islam’ para Jeddah (Meca) na Arábia Saudita. Sao vôos interessantes pois é um tal de turbantes, mulheres cobertas, barbas, Corao, reza, reza, reza e quando o aviao sobrevoa um tal lugar sagrado todo mundo troca de roupa e se veste de branco. Cai turbante, peitos descobertos, água por todos os lados, reza, reza, reza...Dá vontade de levar uma câmera 007 de filmar para mostrar para vocês um dia. Tenho outro amanha!!! No último teve até um cara que queria que eu virasse muçulmano. Como a gente sabe o que tem que fazer, que horas que eles podem comer, etc já vao achando que a gente está pronto para se converter!!!
Depois de minha re-imersao nos costumes locais, tive um vôo para Munique, na Alemanha e voltei e me apaixonar pelo país!!! Um pôr do sol maravilhoso, um frio de pedra, mercado de Natal, lojas, livrarias, construçoes, arquitetura, gente bonita e até neve durante a noite. Comprei DVDs, livros novos, assisti a programas interessantes na TV e na hora de entrar no ônibus para ir ao aeroporto estava nevando outra vez. Sehr romantik!!! Deu vontade de desertar! Ficar por lá e entrar para a Lufthansa!
Agora em Dubai estou de saco cheio de estudar! Sim, es-tu-dar. Minha licença de comissário vence em Dezembro e tenho que refazer todas as provas de primeiros socorros, segurança a bordo, emergências, etc. Um porre... Perguntas do tipo: o que fazer com quem tem ataque de asma? Quanto tempo dura o oxigênio das máscaras no Boeing 777? Blá blá blá...Nao é dada difícil mas sao tantos detalhes e tanta informaçao que estou me estressando há dias. E o mais sacal é que teria as provas amanha e no Domingo mas como resolveram dar feriado longo para o povo já que é Eid el Fatr me transferiram para os dias 22 e 23, o que me dá 10 dias extras de estresse gratuito!!! Total sensaçao de volta às aulas!!! :)
Pelo menos nestes dias eu tinha dois vôos para Karachi no Paquistao, que ao contrário dos vôos ‘mergulho-no-islam’, sao vôos ‘bem-vindo-ao-inferno-na-Terra’ onde as duas únicas coisas que os passageiros dizem é ‘I want’ e ‘Give me’ (leiam com sotaque urdu e repitam doze vezes cada uma das frases em alta velocidade).
Antes de fazer as provas tenho um vôo para Frankfurt, de volta ao país sehr romantik. E vou fazer uma loucura se nao estiver a beira de um ataque de nervos. Vou pegar um trem em Frankfurt e vou até Hannover visitar um amigo alemao das minhas épocas de Berlim. Conto depois da viagem se deu certo ou se fui despedido (nao podemos ir mais longe do que 50km do hotel).
Outra coisa exciting neste mês é que no dia 24 estou embarcando de férias para a Índia. Cada vez que vou para lá prometo que nao volto tao cedo mas é que a tentaçao é forte demais. Agora que tenho uma lente nova para minha câmera, quero fazer umas fotos diferentes, coloridas e cheias de vida neste país louco, que fica a 3 horas daqui. Nao vou para cidades muito diferentes do que o feijao com arroz indiano, ou será que deveria dizer curry com chapati? Bombaim, Nova Delhi, Agra e talvez Amritsar na Cachemira. Vou para o casamento de uma amiga norueguesa-brasileira-americana com um indiano. Tenho até que comprar roupa típica de casamento na Índia: kurta-pajama. Prometo colar fotos no blog assim que voltar a Dubai.
E let’s hope for the better e que Dezembro eu tenha vôos melhores do que neste mês. Na verdade estou cheio de esperanças pois Dezembro é o meu mês Top Bid em que todos os meus desejos estao no topo da pirâmide dos comissários. Há apenas 88 pessoas na minha frente e por isso fica mais fácil de conseguir os vôos populares já que os 2000 comissários de classe econômica restantes estao abaixo do meu nome!
Na parte cultural, assisti a dois filmes bacanas: Les Triplettes de Belleville e Goodbye Lenin e li The Bookseller of Kabul. Agora estou lendo The Moor’s Last Sigh (O último suspiro do Mouro) de Salmam Rushdie, escritor proibido em Dubai. Para verem como sou revolucinário!!! Dá uma sensaçao de liberdade ler Salman Rushdie tomando vinho na sacada em plena luz do dia do mês de Ramadan neste mundo islâmico. Me achei o Che... ha ha ha
Já escrevi demais. Vou voltar aos manuais da Emirates e aos meus Memorex antes de fazer um lanche e ir dormir profundamente com meus earplugs já que a lenga lenga continua lá fora.
Ps: peço desculpas pela intolerância demonstrada nestas linhas. O autor nao tem nada contra a religiao islâmica, muito menos contra seus praticantes. Respeito a fé mas por ser um infiel há alguns aspectos ainda fazem sentir-me deslocado depois de 1 ano neste país tao tolerante.