>>> Views from the Top <<<

Friday, November 03, 2006

Um dia em Bareine

Ontem descobri que o país que eu sempre chamava de Bahrain tem uma versao portuguesa que é Bareine. Parece nome de cadela de socialite. E por isso tive um dia de cao na ilha-reino-país.

Fiz meu check-in online e achei que seria vapt-vupt e ir direto para o aviao. Nao. Mesmo já tendo um assento marcado e um cartao de embarque impresso eles me pediram para estar no aeroporto com 1 hora de antecedência. Tudo bem. Saí de casa e levei um susto com a neblina que cobria a Sheik Zayed Road. Neblina em Dubai causa o mesmo estrago que em Curitiba, ou seja, aeroporto fechado. Mas fui mesmo assim na esprerança de chegar lá e a neblina ter levantado.

O que eu ainda nao consigo entender é porque o aeroporto de Dubai, que se julga um dos mais modernos no mundo nao tem equipamento capaz de fazer um aviao pousar no meio da neblina? Curitiba todo mundo entende, afinal pousam 2 vôos por dia apenas, mas Dubai? E Zurique, Nova York, Estocolmo? Ficam abertos durante todo o inverno! É nestar horas que ninguém entende este lugar. Mas sigamos.

Entrei no aeroporto, fiz meu check-in (de novo) e fui para o terminal. Eram 06:50 quando passei a imigraçao e ao entrar no terminal escutei o anúncio de embarque para o meu vôo, mesmo vendo que no cartao de embarque estava escrito embarque às 07:45 já que o vôo sairia às 08:20. Loucos. Dei uma voltinha pelo Duty Free e começei a perceber que nao conseguia ver nenhum aviao nos portoes. Ou nao tinha aviao nenhum ou era por causa da neblina, que foi ficando cada vez mais densa ao chegar no aeroporto.

Logo a charada foi resolvida! Vôos super atrasados pois os avioes nao puderam pousar em Dubai. Quando os primeiros avioes pousaram deu um crepe nos computadores dos sistema de check in da Dnata (que é a única empresa que faz check ins em Dubai para todas as companhias aéreas). De repente o terminal foi ficando igual ao estádio de Nova Orleans durante o furacao Katrina. Tinha gente sentada em TODAS as cadeiras, jogadas pelo chao, multidoes tentando comprar água, café, sanduíches, etc. Um caos. E ninguém dizia nada. As telas seguiam informando do embarque imediato de vários vôos. A primeira empresa que criou coragem e anunciou o atraso foi a Virgin Atlantic. Depois veio a KLM e a Lufthansa. A Emirates continuou sem falar nada. Cada vez que eu chegava perto do balcao de embarque do meu vôo eles diziam que dalí a 15 minutos tudo estaria resolvido. Começei a querer voltar para casa.

Quando foi 11:30 da manha os vôos começaram a sair. Entrei num ônibus que me levou até o aviao. Chegando no aviao a tripulaçao nos falou que estava lá há 3 horas esperando a gente chegar. O pessoal de terra falou que nao podiam nos levar pois os computadores nao estavam funcionando. Bem, ao meio dia o capitao anunciou que os últimos 11 passageiros tinham sido encontrados no meio da muvuca do terminal e que estavam no ônibus a caminho do aviao. Detalhe; eu já estava sentado com o cinto de segurança afivelado há 1 hora! Quando chegou o ônibus faltavam 2 passageiros, que segundo o pessoal de terra, haviam sido pegos roubando artigos no Free Shop e por isso foram presos e as malas teriam que ser tiradas do aviao! Mais 40 minutos de espera. Resumo: era para eu ter chego em Bareine às 08:45 em um vôo de 50 minutos. Cheguei 12:40, quatro horas depois. De mal humor, claro.

Tinha planos de alugar um carro para ir explorar a ilha. Acabei saindo do aeroporto a pé, já que meu guia dizia que a parte mais interessante do país era a ilha onde fica o aeroporto. Caminhei, caminhei, caminhei e nao vi nada. Quando já nao agüentava mais caminhar (notem que nao havia taxis) vi ao longe um prédio que era do museu nacional do Bareine. Fui até lá, vi a exposiçao (interessante) e me sentei num sofá. Caí no sono, exausto. Acordei às 4 da tarde, voltei para o aeroporto e cheguei em Dubai às 22:00 horas. Um dia jogado no lixo. Nem o carimbo no meu passaporte valeu a pena. Outra cilada odalística.

5 Comments:

  • Vi, adorei seu post de hoje! Quem te falou que Bernaise podia ser legal, anyway? hahaha

    Ei! Em Curitiba tem ate voo pra Buenos AIres ta! hhahahaha

    By Anonymous Anonymous, at 03 November, 2006  

  • This comment has been removed by a blog administrator.

    By Blogger Alan, at 03 November, 2006  

  • Dois comentários:
    - Programão de índio esse!! Posso imaginar o teu mau humor...
    - ADOREI a parte do pousam dois vôos por dia em CWB. Ainda lembro dos longos atrasos no aeroporto no inverno por causa da neblina em Afonso Pena. Uma vez me levou 20 horas para fazer GRU-CWB pois o avião da Transbrasil foi parar em Porto Alegre e eu fui obrigado a dormir por lá e seguir pra Curitiba só no dia seguinte.
    Biz e bon WE!

    By Blogger Alan, at 03 November, 2006  

  • Vi...os aeroportos por aqui no BR tambm estçaoi um caos devido a opração padrão dos controladores...sem noção...mais de 600 voos cancelados nesse incio de feriadão...beijao! R

    By Anonymous Anonymous, at 04 November, 2006  

  • Vi, literalmente vc teve um dia de cão!!!!Bjos Cá

    By Anonymous Anonymous, at 05 November, 2006  

Post a Comment

<< Home