>>> Views from the Top <<<

Wednesday, April 20, 2005

Uma viagem em dois capítulos

Primeiro Capítulo – Bélgica

Eu sempre achei que se um dia a Bélgica se dividisse em duas partes, uma juntando-se à Holanda e a outra à França, ninguém iria perceber. Nem mesmo os belgas. Também sempre era o primeiro a lembrar quem quer que fosse que é na Bélgica que moram aqueles homens loucos que comem criancinhas ou as esquartejam e enterram em casa. Há também o caso das galinhas e da Coca Cola contaminados por dioxina... Só pesadelos. E quando o assunto é falar de coisas belgas conhecidas fica difícil encontrar algo mais do que as couves-de-bruxelas, Tin Tin, Van Damme e o inspetor Poirot, da Agatha Christie. Entao foi por mero acaso e total surpresa que resolvi passar metade das minhas férias lá! Acontece que uma amiga minha se mudou para Bruxelas e como ainda nao conhecia o país resolvi arriscar.

Bruxelas é uma cidade estranha. É um coqutel entre Londres (a cor das casas), Paris (a arquitetura das casas) e Amsterdam (o jeito das pessoas). Há também zonas que mais parecem Marraquesh ou Kinshasa (capital do Congo, ex colônia belga). É em Bruxelas que se encontram várias das instituiçoes européias e por isso um número sem fim de euro-burocratas. Mas apesar de ser tudo meio mistureba o conjunto é interessante, afinal estamos falando de uma capital européia por isso há um número infinito de cafés, restaurantes da moda, livrarias bacanas e gente descolada. Há também imigrantes (legais e ilegais), gente feia, chuva, sujeira, bem típico da Europa brega, ou Eurotrash (vide Maneken Pis, a atraçao turística da cidade, que nada mais é do que uma estatueta de um menino fazendo xixi).

Fui também para Brugges, cidade pitoresca ao extremo, com um sem fim de turistas japoneses, todos dizendo ‘kauai’ o tempo todo!!! Kauai quer dizer bonitinho em japa!!! Mas estou jogando pedra de graça. A cidade é lindinha mesmo, com as casas típicas, em forma de triângulo, várias praças, canais, etc. Só nao digo que é igual a Amsterdam pois Brugge é limpa. Já Antuérpia eu fui de alegre. Tinha lido na Wallpaper* (vejam só que nao esqueci do asterisco) que era uma das capitais descoladas do Velho Mundo, cheio de lojas da moda e gente bacana. Bem, devem estar todos de férias. Também o dia nao ajudou muito pois chovia aos cântaros e eu empenhado em visitar o Museu de Fotografia, que fica no cú do Judas (ainda mais debaixo de chuva e eu com minha sombrinha brega do El Corte Inglés). Com sol e com o povo descolado deve ser realmente muito interessante, afinal é uma cidade dedicada à moda. Vi umas vitrines muito criativas e uns cafés onde minha sombrinha marrom nao seria bem quista! No fundo só fui para lá porque acho o cúmulo do chique dizer: ‘Estive em Antuérpia na semana passada!’ O que estragou com a viagem foi voltar de trem com todos os imigrantes árabes da Bélgica empenhados em discutir sei lá o que no vagao. Queria férias desta gente...

Entao dou nota 8 para a Bélgica e nota 10 pela hospitalidade da Alessandra, que me apresentou para gente interessante, me ensinou a pegar o metrô e o bonde e ficou acordada mais tarde do que 9 da noite todos os dias para bater papo!!!

O segundo capítulo eu escrevo no Sábado pois já é tarde e tenho que arrumar a mala para trabalhar amanha (vôo lotado para Accra, no Ghana, com escala na ‘dantesca’ Lagos, Nigéria). Daria tudo para nao ir mas trabalho é trabalho e só assim posso seguir viajando e viajando. Isso se nao tiver uma síncope qualquer dia destes de tanto andar de aviao e cruzar fusos horários...

3 Comments:

  • obrigado pela nota 10, mas tinha que ser exatamente por uma das minha qualidades menos interessantes: a de dormir com as galinhas? voce quer mesmo que eu morra encalhada, ne? ja to com saudade de ter alguem para reclamar do namorado psicopata da Lucy que toma banho todo dia na minha casa bem na hora que eu quero tomar. PS - esqueci de te contar que os Smurfs tambem sao um produto tradicionalmente belga (Les Schtroumpf, no original).....

    By Anonymous Anonymous, at 21 April, 2005  

  • kra, curto demais tuas aulas de turismo.

    By Anonymous Anonymous, at 22 April, 2005  

  • estou ansiosa esperando o segundo capítulo, beijos Cá

    By Anonymous Anonymous, at 25 April, 2005  

Post a Comment

<< Home